A Nvidia está fazendo uma aposta significativa na robótica, com foco especial em robôs humanoides, e planeja lançar sua nova linha de computadores compactos, chamada Jetson Thor, em meados de 2025. Essa iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla da empresa para se estabelecer como um fornecedor crucial de tecnologia para o setor de robótica, em vez de competir diretamente na fabricação de robôs.
O Jetson Thor será a próxima geração da plataforma Jetson da Nvidia, que já é utilizada em aplicações como drones e dispositivos domésticos inteligentes. Este novo modelo é projetado especificamente para atender às necessidades computacionais complexas dos robôs humanoides, incluindo machine learning, visão computacional e processamento de linguagem natural. Com isso, a Nvidia espera transformar tanto o mercado industrial quanto o doméstico, oferecendo tecnologias que permitirão uma interação mais intuitiva entre humanos e robôs.
A entrada da Nvidia na robótica é impulsionada por dois principais avanços tecnológicos:
- O crescimento dos modelos de IA generativa.
- O uso de simulações hiper-realistas para treinar robôs.
Essas inovações permitem que os robôs aprendam e se adaptem de maneira mais eficaz, facilitando interações naturais em ambientes complexos.
O mercado global de robótica está projetado para crescer significativamente, passando de aproximadamente US$ 78 bilhões atualmente para US$ 165 bilhões até 2029. A Nvidia visa se posicionar como uma das principais forças nesse setor emergente, oferecendo uma solução "full-stack" que abrange desde softwares avançados até chips que alimentam os robôs
Apesar do potencial promissor, a Nvidia enfrenta desafios significativos na área de robótica. Isso inclui a necessidade de desenvolver melhores sensores e softwares mais refinados, além de abordar questões éticas relacionadas ao uso de robôs humanoides. No entanto, à medida que esses desafios forem superados, espera-se que a adoção de robôs humanoides aumente consideravelmente
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