Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Aposentadoria: entenda o que muda nas regras e no cálculo em 2025


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nessa terça-feira (17/12), que as regras e a forma de cálculo da aposentadoria vão mudar no próximo ano. Veja a seguir o que muda.

Para aqueles que estavam filiados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as medidas de transição impostas pela Reforma da Previdência, de 2019, passarão por ajustes apenas na idade.

Segundo o INSS, o ajuste da idade será feito na aposentadoria por tempo de contribuição – transição por idade, que a cada ano acrescenta seis meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem.

As regras de transição do pedágio de 50% e de 100% não serão impactadas pelo ajuste anual.

Ou seja em 2025:

O que muda

> Aposentadoria por tempo de contribuição – Regra de pontos: a pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homens.

Tempo de contribuição mínimo:

Somatório da idade e do tempo de contribuição:

> Aposentadoria por tempo de contribuição – Regra da idade mínima com acréscimo progressivo + tempo de contribuição: a idade será acrescida de seis meses a cada ano até atingir o limite de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Tempo de contribuição mínimo:

Idade mínima:

> Aposentadoria do professor – Regra de pontos: a pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homens.

Tempo de contribuição mínimo como professor:

Somatório da idade e do tempo de contribuição:

> Aposentadoria do professor – Regra da idade mínima com acréscimo progressivo + tempo de contribuição: a idade será acrescida de seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

Tempo de contribuição mínimo como professor:

Idade mínima:

Simular a aposentadoria

Para saber quanto tempo falta para se aposentar e as exigências para pedir o benefício, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e fazer a simulação da transição da aposentadoria.

É necessário ter login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo (sistemas Android e iOS). A ferramenta faz simulações levando em consideração as diferentes regras de idade e tempo de contribuição.

Simulação no computador:

Simulação no celular:

agoranoticiasbrasil.com.br

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!