São Paulo — O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), faltou a compromisso de campanha nesta quarta-feira (2/10), na Avenida Paulista, na região central, e frustrou até mesmo tucanos que concorrem à Câmara de Vereadores. O apresentador de TV cancelou a caminhada que faria, em frente ao Conjunto Nacional, apenas 20 minutos antes do início, previsto para as 13h.
Ao menos três candidatos a vereador estavam em frente ao Conjunto Nacional, além de alguns apoiadores e a imprensa. Na Paulista, Datena deveria falar sobre furtos e roubos de celulares. Os "furos" do apresentador em agendas de campanha, marcadas sempre no dia anterior, são vistos por parte dos tucanos como falta de comprometimento com o próprio partido.
Nesta quarta, houve candidato a vereador que se deslocou da zona leste, onde teria evento próprio, somente para estar ao lado de Datena. A proximidade com o apresentador é encarada como rara oportunidade de ter visibilidade durante a corrida eleitoral, já que as caminhadas de todos prefeituráveis são acompanhadas de perto pela TV e imprensa em geral.
Entre tucanos ouvidos pela reportagem ao longo da campanha, a percepção é de que Datena dá munição a quem se manifestou contrariamente a sua candidatura. Nos últimos dias, cerca de 50 integrantes foram expulsos do partido por demonstrarem preferência por Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.
Na última vez em que marcou compromisso de campanha na Paulista, em 5 de setembro, Datena não desgrudou do carro e fez uma "agenda relâmpago", de apenas 11 minutos. No dia seguinte, ao ser questionado sobre o motivo de não ter andado, como previsto anteriormente, disse que não é "Moisés para caminhar todo dia".
O "furo" desta quarta faz com que a caminhada em São Miguel Paulista, na terça (1°/10), tenha sido, provavelmente, o último contato de Datena com a população nas ruas, neste primeiro turno. O candidato deve se recolher nesta quinta (3/10), em preparação para o debate à noite, na TV Globo. Aos sábados, o apresentador não costuma ter compromissos agendados. Portanto, restaria apenas a sexta (4/10), ainda em aberto.
Segundo a última pesquisa Datafolha, Datena tem 6% das intenções de voto e ocupa a quinta colocação na disputa pela prefeitura da maior cidade do país. Se confirmado nas urnas, o quinto lugar seria a pior colocação de um tucano em uma disputa municipal paulistana desde a criação do partido.
Em nota, a campanha afirmou que "o candidato segue em preparação para o debate da TV Globo".