O
comércio online tornou-se uma parte indispensável do mercado de vendas no
Brasil, impulsionado por tecnologias que facilitam a navegação e o pagamento,
como carteiras digitais e o PIX, por exemplo. Contudo, o setor ainda enfrenta
desafios significativos. Uma pesquisa da Akamai, empresa especializada em
serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, revelou que 77% dos
brasileiros abandonam compras online devido à insatisfação com o site ou no
app, com desistências mais comuns em compras entre R$101 até R$200 reais.
Entre os principais motivos de frustração, 24% dos consumidores
apontaram a falta de imagens ou especificações claras dos produtos como a
principal razão para a desistência. A desconfiança nos métodos de pagamento
aceitos foi citada por 22%, enquanto 21% indicaram a ausência de selos e
certificados de segurança no site como uma preocupação importante. Outros
problemas que aparecem em destaque são sites lentos ou que travam (20%),
preocupação com o roubo de dados pessoais (20%) e excesso de anúncios
(20%).
Além disso, 17% dos entrevistados afirmaram que os sites não
funcionam bem em dispositivos móveis, e 14% relataram terem sido direcionados
para outra página fora do site principal para finalizar a compra. A demora no
login ou cadastro, devido ao excesso de campos a serem preenchidos, incomodou
13% dos consumidores e 9% se sentiram insatisfeitos por não poderem usar login
em redes sociais.
"O comércio online brasileiro evoluiu muito nos últimos
anos, mas ainda há muito a ser feito para atender à crescente demanda dos
consumidores por agilidade. No passado, a lentidão era um fator crucial para
que os consumidores desistissem de continuar em uma site. Apesar deste problema
ainda ser mencionado, hoje observa-se que os usuários são mais críticos em
relação à qualidade das informações sobre os produtos e os aspectos ligados à
segurança do site e proteção de suas transações. A confiança é um fator
crucial, que pode determinar a escolha de um site ou aplicativo na hora de
realizar uma compra", afirma Helder Ferrão, gerente de estratégia de
indústrias da Akamai LATAM.
Segurança digital é uma dos fatores decisivos para quem compra
em e-commerce:
Para 58% dos consumidores virtuais, saber que estão comprando no
site ou aplicativo oficial da loja ou marca é o principal fator que inspira
confiança. As garantias sobre a segurança dos dados do cartão de crédito
durante as transações são cruciais para 54% dos entrevistados. Além disso, 40%
dos participantes afirmam que não comprariam novamente em um site que já tenha
enfrentado incidentes de segurança ou vazamento de dados, mesmo que a empresa
tenha implementado melhorias substanciais em sua segurança.
Os maiores medos dos clientes neste caso incluem ter a conta
bancária hackeada (35%) e os dados do cartão clonados (31%). A preocupação com
o vazamento de senhas é significativa, afetando 93% dos usuários, enquanto 89%
temem o vazamento do CPF.
Outro dado relevante é que 70% das pessoas revisam as políticas
de privacidade e segurança antes de fornecer informações pessoais em sites ou
aplicativos. Apesar disso, 48% acreditam que as empresas ainda não estão
suficientemente preparadas para enfrentar ameaças cibernéticas.
A experiência do consumidor no ambiente digital vai muito além
da simples realização de uma compra. A segurança dos dados e a proteção contra
fraudes são fatores cruciais para que os usuários se sintam confiantes ao
realizar transações online. No entanto, para construir um relacionamento
duradouro com os clientes, é fundamental que as empresas invistam em medidas de
segurança robustas, como a proteção de dados pessoais e a adoção de protocolos
de pagamento seguros. "É necessário criar um ambiente digital seguro e
transparente, no qual os consumidores se sintam protegidos em todas as etapas
da jornada de compra. Isso inclui desde a proteção dos dados pessoais e
financeiros até a oferta de canais de atendimento eficientes e que
demonstrem um processo de compra seguro e intuitivo", finaliza Helder.
O relatório completo, na forma de e-book, pode ser baixado aqui.
Metodologia
A pesquisa "O panorama das compras online no Brasil:
Preferências dos consumidores e as vulnerabilidades no ambiente online"
foi realizada com mais de 900 pessoas por meio de um painel online selecionado
aleatoriamente em abril de 2024. O estudo explora preferências de métodos de
pagamento, receios e hábitos de compra no Brasil, trazendo novos insights no
tema das vulnerabilidades e ataques que os consumidores enfrentam ao realizar
compras online.
Sobre a Akamai
A Akamai é a empresa de nuvem que potencializa e protege a vida
online. As principais empresas do mundo escolhem a Akamai para criar, entregar
e proteger suas experiências digitais, ajudando bilhões de pessoas a viver,
trabalhar e jogar todos os dias. A Akamai Connected Cloud, uma plataforma de
nuvem e edge amplamente distribuída, aproxima as aplicações e experiências dos
usuários e afasta as ameaças. Saiba mais sobre as soluções de computação em
nuvem, segurança e entrega de conteúdo da Akamai em akamai.com/pt e akamai.com/pt/blog, ou siga a Akamai
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