Encarada pelo Partido dos
Trabalhadores (PT) como figura importante para influenciar as eleições
municipais de 2024, a primeira-dama Janja da Silva tem frustrado as
expectativas da legenda por seu baixo envolvimento nas campanhas.
O período eleitoral iniciou no
último dia 15 de agosto e, até o momento, a esposa do presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) não esteve ativa junto a nenhum candidato, tendo apenas
aparecido brevemente em uma propaganda de TV em prol de Guilherme Boulos
(PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, mesmo assim, sem nenhuma fala ou
destaque.
De acordo com informações
apuradas pelo portal Poder360, Janja chegou a confirmar anteriormente que se
envolveria com as eleições, tendo até mesmo participado de eventos
preparatórios. Entretanto, a socióloga tem estado mais reclusa ultimamente,
desde que fez uma cirurgia estética no início de agosto.
O partido de Lula espera que
Janja se envolva nas campanhas de ao menos sete figuras femininas da sigla. São
elas: as candidatas a Maria do Rosário (Porto Alegre – RS), Adriana Accorsi
(Goiânia – GO), Camila Jara (Campo Grande – MS), Natália Bonavides (Natal –
RN), Candisse Carvalho (Aracaujo – SE), Marília Campos (Contagem – MG) e
Margarida Salomão (Juiz de Fora – MG).
A primeira-dama deve começar a
gravar vídeos e tirar fotos em favor das aliadas nesta semana. Entretanto, logo
ela deve partir em viagens internacionais ao lado de Lula, marcadas para
acontecer entre setembro e outubro.
Na avaliação de membros do PT,
quanto mais Janja demorar a entrar nas campanhas, mas difícil será o
engajamento do eleitorado feminino. O primeiro turno está marcado para
acontecer no dia 6 de outubro.
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