Durante o primeiro semestre de 2024, foram registrados mais de 300 colisões em postes no estado, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, os dados são da Energisa Paraíba.
João Pessoa lidera o número de ocorrências, contabilizando 74 colisões, seguida por Campina Grande (35), Esperança (33), Mamanguape (28) e Patos (27).
As principais causas dessas ocorrências são dirigir após consumo de bebida alcoólica e desatenção com uso de celular no trânsito. O dado é preocupante, pois além de poder gerar vítimas fatais e transtornos no trânsito, os abalroamentos também podem causar a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais.
Danielly Formiga, Gerente de Manutenção e Construção da Energisa, destaca os esforços da empresa em minimizar o impacto no fornecimento de energia elétrica por meio de investimentos contínuos em tecnologias e automação.
A gerente explica que a empresa tem um Centro de Operação integrado que realiza monitoramento 24 horas por dia, permitindo a realização de manobras telecomandadas de forma remota para restabelecer a energia elétrica com segurança e agilidade. Esse investimento visa reduzir o número de clientes afetados por interrupções no fornecimento.
O que fazer em caso de acidentes com poste?
Em caso de colisão com poste, a Energisa recomenda evitar sair do veículo por haver risco de choque elétrico. Além do Samu (192) e do Corpo de Bombeiros (193), as equipes da companhia elétrica devem ser acionadas.
Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa por meio do 0800 083 0196.
Portal T5