A AliExpress e o Magazine Luiza
anunciaram nesta segunda-feira (24), diretamente da sede da empresa do Grupo
Alibaba em Hangzhou, China, uma parceria inédita para atuar no Brasil, com
vendas de produtos nos dois marketplaces. A implementação está prevista para
ocorrer ao longo do terceiro trimestre deste ano. Após o anúncio, as ações da
varejista brasileira dispararam.
O acordo, negociado há pouco mais de
sete meses, prevê que o Magazine Luiza disponibilize no site da AliExpress no
Brasil os itens que vende diretamente em sua plataforma digital, excluindo
aqueles comercializados por vendedores do marketplace do Magalu. Ao mesmo
tempo, a AliExpress vai incluir os produtos de sua linha Choice no marketplace
do Magalu. "A negociação acelerou no último mês, após a nova taxa aprovada no
Congresso. Ficamos muito confortáveis de assinar o acordo e fazer o anúncio
dessa parceria", afirmou Trajano, presidente do Magazine Luiza.
As ações do Magazine Luiza subiram
significativamente após o anúncio da parceria. Por volta das 10h20, a alta
chegava a 11%, atingindo 13,02% na máxima do dia. O executivo participou de uma
coletiva de imprensa transmitida online, realizada diretamente da sede do grupo
chinês, junto com Kai Lee, CEO do AliExpress para a América Latina, e Briza Bueno,
diretora da plataforma para a região.
Trajano destacou que a parceria está
ancorada no aumento das vendas do canal digital por meio da complementariedade
de categorias que vão abastecer os dois marketplaces agora parceiros. As duas
plataformas juntas somam mais de 700 milhões de visitas por mês e 60 milhões de
clientes ativos. A parceria também inclui uma taxa por venda para cada uma nas
transações envolvendo produtos da parceira.
No último dia 12, o Congresso aprovou
uma taxação de 20% para compras internacionais no valor de até US$ 50 feitas em
plataformas de e-commerce que integram o programa de conformidade fiscal
Remessa Conforme, da Receita Federal. A sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula
da Silva ainda está pendente. Para valores acima de US$ 50, o imposto de
importação devido é de 60%. Trajano não deu estimativas do impacto que o acordo
pode ter nas vendas do Magalu, mas frisou a oportunidade significativa para o
aumento de vendas e do canal digital.
Briza Bueno explicou que a linha
Choice da AliExpress inclui um amplo grupo de produtos de longa duração, desde
itens de beleza até eletrônicos. A Choice oferece um serviço premium com tempo
de entrega reduzido e qualidade garantida. No Magalu, a linha Choice incluirá
principalmente bens duráveis, como geladeiras.
Inicialmente, as entregas dos
produtos comprados ficarão a cargo da plataforma de origem do produto, sendo
esta a opção mais rápida para iniciar as vendas em parceria. Trajano mencionou
que o Magalu está aberto a aprimorar esse processo futuramente, considerando a
extensa capilaridade da empresa no Brasil.
Briza afirmou que os produtos da
linha Choice passarão por critérios de certificação conforme exigido pela
legislação brasileira, garantindo a conformidade e a segurança dos itens
vendidos no marketplace do Magalu.
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