Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Moro

Moro está a um voto de escapar de cassação na Justiça do Paraná, mas caso deve seguir para o TSE


O ex-juiz Sergio Moro está a um voto de ser inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o que temporariamente afastaria o risco de perder seu mandato de senador. Seus opositores já consideram a derrota como praticamente certa e se preparam para recorrer à Corte Eleitoral em Brasília, informa Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Moro precisa de apenas mais um voto favorável, além do relator Luciano Falavinha Souza, que já votou contra a cassação na segunda-feira (1º), para garantir sua permanência no Senado. Juristas e advogados avaliam que outros dois juízes do TRE-PR, Guilherme Frederico Hernandes Denz e Claudia Cristina Cristofani, também votarão a seu favor.

Com o colegiado composto por sete integrantes, Moro necessita apenas de mais um voto para estabelecer um placar de 4 a 3 que assegurará sua vitória.

As ações são movidas e o PT e pelo PL contra o ex-juiz alegam abuso de poder econômico. Caso o resultado negativo para seus pleitos se concretize, eles planejam recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.

No entanto, no TSE, a situação é vista como menos favorável a Moro. Há precedentes de reversão completa de resultados de julgamentos do TRE-PR. Por exemplo, o advogado Luiz Eduardo Peccinin, representando o PT contra Moro, defendeu a cassação do mandato de deputado federal de Deltan Dallagnol. Após perder por 6 a 0 no TRE-PR, recorreu ao TSE e saiu vitorioso por um placar de 7 a 0, resultando na perda do cargo pelo ex-procurador no ano passado.


Jornal de Brasilia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!