Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Brasil falha em bater meta de matrículas no ensino fundamental pela primeira vez em 2023


Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Brasil não atingiu o objetivo de matricular 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano). Esta é a primeira vez em oito anos que o país não cumpre a meta percentual.

A taxa de matrícula de crianças e adolescentes no ensino fundamental caiu para menos de 95% em todas as regiões do país, marcando o menor índice desde o início da série histórica da Pnad Educação, em 2016.

Nas regiões Norte e Sudeste, as taxas registradas foram de 94,8% e 94,9%, respectivamente. No Nordeste, a taxa foi de 94,5%. Já no Sul e Centro-Oeste, a taxa foi de 94,2%.

No ano de 2018, foi registrado o recorde nesse indicador no país, com 97,4% de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. A proporção iniciou seu declínio a partir desse ano.

Na segunda-feira 18, foi divulgado um outro estudo que ressaltou as questões de assiduidade escolar nessa fase da educação. A pesquisa da Fundação Itaú indica que 48% dos alunos brasileiros não conseguem finalizar o ensino fundamental no tempo apropriado.

Os jovens declararam que têm dificuldades para concluir seu percurso educacional devido a fatores como "reprovação", "evasão" ou "abandono escolar".

Qual a idade ideal para o início do ensino fundamental?

A "Constituição Federal de 1988" garante que a educação é um direito de todos e uma obrigação do Estado e da família. Ela deve ser promovida e incentivada com a ajuda da sociedade, com o objetivo de desenvolver totalmente o indivíduo, preparando-o para exercer a cidadania e qualificá-lo para o trabalho.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a faixa etária de 6 a 10 anos deve ser acolhida nos primeiros anos do ensino fundamental obrigatório. A "alfabetização" do estudante precisa ocorrer inequivocamente no 1º ano, o que significa que aos 6 anos ele deve dominar a leitura e a escrita.

Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que compreendem do 6º ao 9º ano, devem ter entre 11 e 15 anos de idade.

As informações são da Revista Oeste.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!