O primeiro ano do terceiro mandato de Lula foi bastante lucrativo para
os meios de comunicação aliados, que foram beneficiados com anúncios da
Petrobras. A petroleira investiu um total de R$186.202.739,71 em nove setores
diferentes, incluindo TV, internet e mídia exterior, em 2023. Este valor é mais
do que o dobro do montante utilizado em 2022, quando a empresa investiu R$92,2
milhões. Este investimento maciço superou o recorde de 2017, como pode ser
verificado nos registros de transparência da Petrobras, que gastou R$170
milhões em publicidade naquele ano.
A verba dos jornais, cuja circulação se torna cada vez mais rara,
aumentou, passando de R$1 milhão em 2022 para R$5,7 milhões.
Para melhorar a imagem, os investimentos em mídia exterior aumentaram
significativamente, pulando de R$6,1 milhões para surpreendentes R$24,5
milhões.
Despesas com propaganda online, uma quantia considerável: R$34 milhões.
Até mesmo revistas em queda receberam uma contribuição, R$128,3 mil.
Canais de televisão abertos e a cabo não têm motivos para queixas: a
Petrobras foi divulgada com mais de R$90 milhões.
As informações são do Diário do Poder.