O preço de produtos do tradicional almoço de Páscoa subiu mais de 40% neste
ano, segundo levantamento da empresa de dados para varejo e indústria
Scanntech.
Na média, a cesta com 16 itens subiu 8,84% ante o mesmo período do ano
passado, muito acima da inflação de alimentos de 0,67%, conforme o Índice de
Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A alta foi puxada pelo azeite (+41%), seguido por bacalhau (+36%) e
outros peixes (+15%). Os tradicionais chocolates estão 8% mais caros, enquanto
o vinho subiu 4%.
Na ponta oposta, apenas dois itens tiveram queda de preço: creme de
leite (-4%) e sardinha em lata (-6%).
O levantamento destaca que, apesar de 2023 ter sido um ano de baixa
inflação para a alimentação em domicílio, os produtos mais consumidos durante a
Páscoa tiveram um aumento de preços de quase o dobro do IPCA geral.
"Azeite e bacalhau são as categorias que mais aumentaram preços. Mas
levando em conta também a participação nas vendas de cada categoria, como peixe
e chocolate, com alta representatividade, são estas as categorias que, ao lado
do azeite, mais puxam o preço médio da cesta como um todo", diz o estudo.
O levantamento destaca ainda a alta do faturamento das categorias da
cesta de Páscoa no ano passado.
"Por razões óbvias, as categorias sazonais são as que apresentam maior
crescimento na semana da páscoa quando comparado com o resto do ano. No
entanto, categorias que compõem o almoço de Páscoa, como atum, vinho, palmito,
grão-de-bico, entre outros, também entregam crescimento de faturamento",
conclui a Scanntech.
agoranoticiasbrasil.com.br