Um avião da Alaska Airlines teve a porta de emergência solta logo após ter decolado nesta sexta-feira (5). O voo 1282, que tinha como destino Ontário, Califórnia, sofreu o incidente logo após decolar às 17h06, horário do Pacífico, e pousou em segurança em Portland, Oregon, às 17h26 com 171 passageiros e seis tripulantes.
Não houve registro de feridos, pois o avião estava em procedimento de subida e a pressurização relativamente baixa. A ocorrência, no entanto, ressalta a importância do passageiro viajar sempre com o cinto afivelado.
A Alaska Airlines anunciou a possível suspensão temporária de sua frota de 65 aeronaves Boeing 737 MAX 9. A empresa disse que a aeronave só voltará ao serviço após inspeções de manutenção e segurança.
O novo Boeing 737 MAX 9 foi entregue à Alaska Airlines no final de outubro e certificado no início de novembro, segundo dados da FAA.
A Boeing, em comunicado, informou que está analisando o pouso de emergência e está em contato com a companhia aérea cliente. Uma equipe técnica da Boeing está pronta para apoiar a investigação. Vale destacar que o MAX 9 possui uma porta traseira da cabine, localizada atrás das asas, que pode ser ativada em configurações de assentos densos para atender aos requisitos de evacuação.
Gazeta Brasil