Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças cardiovasculares, que compreendem complicações cardíacas fatais como doença cardíaca coronária, doença cerebrovascular, doença cardíaca reumática e outras condições.
A falta de conscientização, alertam os especialistas, é a principal razão para que o número morte por complicações cardíacas seja tão expressivo.
Muitas vezes, as pessoas ignoram os sinais sutis e somente quando a doença atinge um estágio seriamente prejudicial é que procuram ajuda médica.
Como por exemplo a dor no peito provocada por um ataque cardíaco, que permanece por alguns minutos e, em muitos casos, vai e volta sozinha.
Quando a dor no peito pode indicar um ataque cardíaco:
- Desconforto no centro ou no lado esquerdo
Uma das características típicas da dor no peito observada durante um ataque cardíaco é um leve desconforto no centro ou no lado esquerdo do peito. Nem toda dor no peito do lado esquerdo, no entanto, é por causa de um ataque cardíaco.
- Aperto
A sensação associada a um ataque cardíaco é uma dor forte. Parece que há uma pressão extrema no peito de repente. Em muitos casos, as pessoas experimentam uma sensação de queimação no peito.
- Dor que irradia para os membros
Outro sinal de um ataque cardíaco é que a dor geralmente atinge os membros. A dor geralmente começa no peito e irradia para o pescoço, costas, braços e ombros. Durante um ataque cardíaco, a pessoa também sente dor na mandíbula.
Créditos: Catraca Livre