Novo estudo publicado pela revista médica The BMJ descobriu que um tipo específico de tempero pode ajudar a aliviar o desconforto estomacal, distensão abdominal e náusea, sintomas típicos de indigestão.
Para encontrar as evidências, o estudo avaliou mais de 150 pessoas com indigestão e as separou em três grupos para tratamento: um grupo que recebeu o medicamento omeprazol, um grupo que recebeu suplemento de curcumina quatro vezes ao dia e um grupo que recebeu ambos. Omeprazol é um medicamento comum que pode ajudar a aliviar o refluxo ácido.
Dois meses depois, os diferentes tipos de tratamento adotados durante o experimento não apresentaram diferenças significativas entre os voluntários. O que levou os cientistas a concluir que a curcumina pode ajudar a tratar a indigestão quando consumida diariamente, e uma fonte natural desse composto é encontrada na cúrcuma ou açafrão.
Poder do tempero contra a indigestão
Comumente usada na culinária do sudeste asiático e usada para dores de estômago há séculos, a popularidade da cúrcuma tem crescido nas culturas ocidentais por conta de seus compostos ricos em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, o composto ativo da cúrcuma, chamado curcumina, também pode ajudar a prevenir o câncer e apoiar a saúde do cérebro.
Ressalvas
A cúrcuma pode ajudar a aliviar a indigestão por causa desse composto, mas há muito menos curcumina nas doses culinárias de cúrcuma, o que significa que os resultados da adição desse tempero à comida provavelmente não surtirá efeito.
Créditos: Catraca Livre