O Ministério da Defesa britânico anunciou neste domingo (24) que o Reino Unido enviará um navio de guerra para a Guiana nos últimos dias de 2023. A movimentação ocorre em meio a uma disputa fronteiriça entre a Guiana e a Venezuela pela região de Essequibo, conhecida por suas reservas de petróleo, relata a Reuters.
O HMS Trent, um navio de patrulha da Marinha Real, será despachado à Guiana, conforme informado pelo Ministério da Defesa. Essa decisão surge após a recente visita de um secretário de Relações Exteriores britânico ao país sul-americano no início deste mês, com o propósito de oferecer suporte à Guiana, que é uma aliada e ex-colônia britânica.
A disputa territorial em torno da região de Essequibo, com 160.000 km², tem a Guiana reconhecida como a legítima detentora, mas a Venezuela reacendeu suas reivindicações nos últimos anos, especialmente após descobertas significativas de petróleo e gás. Em dezembro, ambos os países concordaram em evitar o uso da força e em não aumentar as tensões na disputa de longa data.
O Ministério da Defesa britânico não mencionou explicitamente a Venezuela ou a disputa em seu comunicado. O porta-voz afirmou que a visita do HMS Trent à Guiana faz parte de uma série de compromissos na região durante a implantação da Tarefa de Patrulha do Atlântico, destacando a importância da Guiana como aliada regional e parceira na Commonwealth.
Fonte: Gazeta Brasil