26/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Putin busca novos aliados: Rússia promete remover talibãs da lista de organizações proibidas

Por Blog do Elias Hacker 26/11/2024 às 14:29:08

O alto funcionário de segurança russo Sergei Shoigu visitou autoridades do governo afegão, garantindo que Moscou em breve removerá os talibãs de sua lista de organizações proibidas, informou Cabul.

Desde que os talibãs retomaram o poder em 2021, as visitas de autoridades estrangeiras têm sido raras, já que nenhum país reconheceu formalmente o governo do antigo grupo insurgente.

As restrições impostas pelo governo talibã às mulheres transformaram o regime em um pária para muitos países ocidentais. No entanto, Cabul tem intensificado contatos diplomáticos com vizinhos regionais, priorizando a cooperação econômica e de segurança.

Shoigu, secretário do Conselho de Segurança da Rússia, se reuniu em Cabul com uma delegação afegã liderada pelo vice-primeiro-ministro para Assuntos Econômicos, Abdul Ghani Baradar.

"Ele expressou o interesse da Rússia em aumentar o nível de cooperação bilateral com o Afeganistão", afirmou o gabinete de Baradar em comunicado publicado na rede social X. "Também anunciou que, para ampliar as relações políticas e econômicas entre os dois países, o nome do Emirado Islâmico será removido em breve da lista negra da Rússia."

O Emirado Islâmico é o nome utilizado pelo governo talibã para se autodenominar.

Relações construtivas

Agências de notícias russas citaram Shoigu dizendo que desejava estabelecer laços "construtivos" com Cabul, sem confirmar se propôs oficialmente a retirada dos talibãs da lista russa de organizações proibidas.

"Reitero a disposição de promover um diálogo político construtivo entre nossos países, incluindo o apoio ao processo de reconstrução interna do Afeganistão", declarou Shoigu, segundo a agência RIA Novosti.

Ele também destacou que empresas russas planejam participar de projetos de extração de recursos naturais no Afeganistão.

Analistas apontam que Moscou pode estar buscando cooperação com Cabul para combater a ameaça do Estado Islâmico Khorasan (EI-K), a filial afegã do grupo militante sunita.

Em março, mais de 140 pessoas morreram em Moscou durante um ataque de homens armados do EI-K em uma sala de concertos.

As autoridades talibãs têm declarado repetidamente que a segurança é sua principal prioridade interna e prometeram expulsar do Afeganistão militantes que planejam atentados em outros países.

"Os talibãs são, sem dúvida, nossos aliados na luta contra o terrorismo", afirmou em julho o embaixador russo no Afeganistão, Dmitry Zhirnov. "Eles estão trabalhando para erradicar células terroristas."


Fonte: (Com informações da AFP)

Comunicar erro
Comentários