Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

aumenta risco de diabetes

Composto químico usado em produtos de beleza aumenta risco de diabetes

Substância química pode ser encontrada em produtos como sabonetes, xampus e esmaltes


Créditos: JackF/istock

Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que o ftalato, substância química encontrada em inúmeros produtos da indústria cosmética como sabonetes, xampus e esmaltes, está diretamente ligado ao risco de diabetes tipo 2.

Para entender a relação entre os dois fatores, especialistas analisaram o impacto do composto químico em mulheres brancas. Os resultados mostraram que essas voluntárias apresentaram probabilidade de 30% a 36% maior de desenvolver diabetes.

O ftalato, no entanto, não apresentou os mesmos efeitos em mulheres negras e asiáticas, de acordo com os resultados observados no experimento.

Ftalato x diabetes – Qual a relação?

Além de cosméticos, o ftalato é usado em produtos de higiene pessoal, brinquedos, embalagens de alimentos e bebidas e até refeições de fast food, com a finalidade de tornar o plástico mais durável.

Contudo, estudos recentes demonstraram que o conjunto de substâncias presentes no ftalato pode afetar negativamente o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil. "As pessoas são expostas aos ftalatos diariamente, aumentando o risco de várias doenças metabólicas", disse o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em comunicado.

O alerta abre caminho para um debate importante sobre a substância. Um estudo de 2021 estimou que os ftalatos podem ter sido associados a 91.000 a 107.000 mortes prematuras entre americanos entre 55 e 64 anos.

O que é a diabetes tipo 2 e quais são os sintomas?

O diabetes tipo 2 aparece de duas formas: quando o organismo não consegue se adequar adequadamente à insulina ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.

A doença pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar, em quadros mais agudos. Já em casos crônicos, exige-se o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Os sintomas podem aparecer tão sutilmente no início da doença que pode ser difícil compreender os sinais de alerta. Alguns sintomas são:

Créditos: Catraca Livre

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!