Nesta terça-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a previsão de crescimento econômico do Brasil feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A OCDE estimou um crescimento de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2024, uma projeção que Lula considera imprecisa.
Lula afirmou que quer confrontar as previsões da OCDE: "Vi uma manchete que me deixou muito irritado, da OCDE fazendo julgamento da economia brasileira". Ele prosseguiu, desafiando a organização: "Quero apresentar essa gravação, para dizer para o pessoal da OCDE, para tomar café e provar que vocês erraram."
O presidente foi além, questionando o conhecimento da OCDE sobre a realidade econômica brasileira: "Como vocês dão palpite, se vocês não sabem?". Lula reforçou seu otimismo em relação ao futuro econômico do Brasil: "Queria falar para o pessoal que fica pessimista: o Brasil vai crescer. Os dados que tenho e as possibilidades que temos são muito grandes. O dinheiro está circulando na mão das pessoas. Estou muito otimista para 2024."
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilha do otimismo do presidente, prevendo um crescimento de 2,5% para 2024, quase 1% a mais do que a estimativa da OCDE. Durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, Lula enfatizou sua confiança na economia brasileira, citando dados favoráveis e as expectativas de investimento no país.
Fonte: Hora Brasilia