27/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Manchetes

Andre@zza.net

Marinha nega que tenha deixado tanques de prontidão para golpe

"Em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados", diz a instituição

Por Blog do Elias Hacker 27/11/2024 às 13:28:44

Ex-presidente Jair Bolsonaro junto da Marinha Foto: EFE/ André Coelho

A Marinha do Brasil se pronunciou nesta quarta-feira (27), negando ter posto tanques militares de prontidão para a suposta tentativa de golpe de Estado no fim do ano de 2022.

A declaração ocorre após uma mensagem no inquérito da Polícia Federal (PF) sustentar que o comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, havia colocado os veículos blindados à disposição do plano para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

– Em relação às matérias veiculadas na mídia que mencionam "tanques na rua prontos para o golpe", a Marinha do Brasil (MB) afiança que em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para a execução de ações que tentassem abolir o Estado Democrático de Direito – disse a entidade.

A instituição garante que seu aparato militar não foi, nem será desviado para finalidades antidemocráticas.

– Sublinha-se que a constante prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais não foi e nem será desviada para servir a iniciativas que impeçam ou restrinjam o exercício dos Poderes Constitucionais. A Marinha do Brasil, instituição nacional, permanente e regular, assegura que seus atos são pautados pela rigorosa observância da legislação, valores éticos e transparência – adicionou.

Por fim, a Marinha disse estar "à disposição dos órgãos competentes para prestar as informações que se fizerem necessárias para o inteiro esclarecimento dos fatos, reiterando o compromisso com a verdade e com a justiça".

RELATÓRIO DA PF
Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o sigilo do inquérito elaborado pela PF em torno do tema foi quebrado. Assim, pôde-se conferir que trechos do material em que um contato salvo como "Riva", afirma que o almirante Garnier é um "patriota".

– O Alte [Almirante] Garnier é PATRIOTA. Tinham tanques no Arsenal pronto – disse o contato.

– Para mim, o 01 [Jair Bolsonaro] tinha que ter rompido com a MB [Marinha], que o EB [Exército] e a FAB [Aeronáutica] iriam atrás – responde o interlocutor.

Fonte: Por: Pleno News

Comunicar erro
Comentários