Você já pensou em como uma simples caminhada pode impactar a sua saúde? Segundo um estudo recente publicado no Journal of Clinical Oncology, caminhar regularmente pode ser uma estratégia eficaz para diminuir o risco de câncer de mama.
A descoberta veio após a análise dos dados de 19 pesquisas realizadas em diversos países, investigando o impacto das atividades físicas na prevenção desta doença.
A pesquisa focou em 547 mil mulheres acompanhadas por um período de 11 anos. Entre as informações coletadas, estavam dados sobre a frequência, tempo e intensidade em que essas mulheres se exercitavam.
Como a atividade física influencia na prevenção do câncer de mama?
As descobertas revelaram que as mulheres mais ativas, aquelas que se exercitavam regularmente, tiveram um risco 10% menor de desenvolver tumores de mama.
Não só caminhar, mas outras atividades como andar de bicicleta, também contribuíram para a redução das chances de desenvolver a doença antes da menopausa. Até mesmo atividades moderadas, sem uma quantidade específica estipulada, pareceram ter um impacto benéfico.
Quanto mais tempo as voluntárias gastavam se movimentando, menor era o risco de desenvolver tumores.
O oncologista britânico Michael Jones, um dos responsáveis pela pesquisa, aponta que, apesar de fatores como genética e ambiente influenciarem no risco de câncer de mama, há aspectos alteráveis que podem ser trabalhados para prevenção.
Portanto, embora não seja uma garantia absoluta de prevenção, manter um estilo de vida ativo, incluindo exercícios físicos regulares, pode influenciar de maneira positiva na redução desse risco.
Sintomas do câncer de mama para se atentar
Em adição à prevenção através de um estilo de vida ativo, é importante estar atento a sintomas que podem sugerir a presença de um tumor. Alguns sintomas incluem:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Tosse persistente.
Embora a atividade física seja um fator positivo na prevenção do câncer de mama, não dispensa as consultas periódicas e exames preventivos, indispensáveis para um diagnóstico precoce e chance maior de recuperação.
Créditos: Catraca Livre