01/03/2024 +55 (83) 98773-3673

Manchetes

Andre@zza.net

Venezuela e Guiana concordam com reunião para debater disputa territorial

Por Redação 10/12/2023 às 08:00:29

Irfaan Ali e Maduro

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, concordaram em se reunir em São Vicente e Granadinas, no dia 14 de dezembro, para debater o conflito do Essequibo. A reunião contará com o apoio da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e da CARICOM (Comunidade do Caribe).

O Brasil, que faz fronteira com a Guiana, também participará do encontro com a presença presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A disputa territorial pelo Essequibo existe há séculos. A Venezuela reivindica o território, que corresponde a cerca de dois terços da Guiana, mas o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) decidiu em 1969 que o território pertence à Guiana.

A tensão entre os dois países aumentou nas últimas semanas, depois que a Venezuela realizou uma consulta popular em que mais de 95% dos eleitores votaram a favor da reivindicação sobre o Essequibo.

O Brasil reforçou a segurança na fronteira com a Guiana em meio ao conflito. O governo brasileiro enviou mais oficiais e carros blindados para a região.


Fonte: (Com informações da AFP e EFE)

Comunicar erro
Comentários