01/03/2024 +55 (83) 98773-3673

Cidades

Andre@zza.net

Friozinho vem aí: frente fria derruba temperaturas no Sudeste; veja a previsão

Por Redação 08/12/2023 às 14:36:15

Após uma semana de intenso calor, com as temperaturas ultrapassando os 30ºC, a região Sudeste se prepara para uma mudança brusca no clima no final de semana devido à chegada de uma frente fria proveniente do sul do país.

A sexta-feira (8) ainda será caracterizada pelo clima quente e abafado em São Paulo e no Rio de Janeiro, agravando as chuvas que acompanham a frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para todo o estado do Rio e sul de Minas Gerais, válido desde a manhã de sexta até a manhã de sábado (9), devido a chuvas intensas, ventos fortes e o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A mudança no tempo está prevista para o final da tarde, com a possibilidade de chuva e queda nas temperaturas no sábado. O fim de semana iniciará com máximas de 22°C em São Paulo e 25°C no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as temperaturas máximas permanecerão acima de 25°C, mas com o céu encoberto.

O frio será acompanhado por chuvas intensas, com alertas para o risco de deslizamentos nas regiões serranas e litorâneas dos estados, sendo os avisos específicos para o Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e litorais Sul e Norte de São Paulo.

A frente fria persistirá até domingo (10), com pancadas de chuva e gradual elevação das temperaturas. Enquanto isso, no Sul, espera-se uma trégua nas chuvas durante o fim de semana, com apenas pancadas isoladas em Santa Catarina e oeste do Paraná.

Região Sul: No Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, o dia será de sol entre muitas nuvens. Na serra catarinense, norte e litoral de Santa Catarina, e Vale do Itajaí, sudoeste e leste do Paraná, ocorrerão chuvas, com intervalos de sol entre nuvens. As demais áreas do Paraná terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, com risco de chuvas fortes.

Previsão para cada região do país

Região Sudeste: Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro ao longo desta sexta-feira. O litoral central e norte de São Paulo, assim como o litoral sul do Rio de Janeiro, estão em alerta máximo devido à previsão de chuvas intensas, podendo causar alagamentos e deslizamentos.

Região Centro-Oeste: Em Goiânia, quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal e leste de Mato Grosso, o dia será ensolarado sem chuvas. Existe risco de chuva moderada em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.

Região Nordeste: Mudanças na circulação dos ventos em níveis elevados da atmosfera estão provocando um aumento na umidade sobre o Nordeste, favorecendo a ocorrência de chuvas na maior parte da região. No centro-sul e leste do Piauí, interior da Bahia, sertão de Pernambuco, Rio Grande do Norte, litoral do Ceará e do Piauí, o dia será ensolarado com algumas nuvens, mas sem chuvas.

Região Norte: Condições de ar quente e úmido prevalecem no Norte do Brasil, gerando nuvens carregadas em praticamente toda a região. Apenas no extremo sul do Tocantins, na divisa com Goiás, é esperado um dia com sol e sem chuvas.


Fonte: Gazeta Brasil

Comunicar erro
Comentários