Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Papa Francisco

Papa diz estar com inflamação e reza em sua residência

Pontífice tem 86 anos de idade


Papa Francisco revela estar com "inflamação pulmonar" e reza o Angelus em sua residência Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY

Neste domingo (26), o papa Francisco, de 86 anos, disse que, por causa de "um problema de inflamação pulmonar", não pôde ir à Praça de São Pedro para rezar o Angelus dominical com os fiéis. Em vez disso, o pontífice teve que ficar em sua residência na Casa Santa Marta.


– Hoje não posso olhar pela janela porque estou com esse problema de inflamação pulmonar, e quem lerá a reflexão será monsenhor Paolo Braida, que a conhece bem porque é ele quem a faz e sempre a faz muito bem. Muito obrigado por sua presença – anunciou Francisco em uma transmissão ao vivo.


Em algumas imagens da transmissão, foi possível ver que o pontífice tinha na mão direita dois acessos para vias intravenosas, embora tenha recitado o Angelus, com alguma dificuldade e visivelmente cansado, sentado no altar da capela.


Ele então passou a palavra a Braida, que leu as reflexões que acompanham a oração dominical, na qual comemorou que "finalmente há uma trégua entre Israel e a Palestina e alguns reféns foram libertos".


– Oremos para que todos eles sejam libertos o mais rápido possível: pensemos em suas famílias. Deixemos que mais ajuda humanitária entre na Faixa de Gaza e insistamos no diálogo: é o único caminho, o único caminho para a paz. Quem não quer o diálogo, não quer a paz – declarou.


O Vaticano já tinha anunciado que a agenda de sábado (25) do pontífice foi cancelada porque ele está em um "leve estado de gripe".


– As audiências do Santo Padre programadas para esta manhã foram canceladas devido a um leve caso de gripe – dizia a declaração concisa da Santa Sé.


Posteriormente, o papa Francisco foi submetido a uma tomografia computadorizada para descartar o risco de complicações pulmonares no hospital Gemelli Isola, em Roma.


– O exame deu negativo e o papa retornou à Casa Santa Marta – informou o Vaticano.


O papa se encontraria, no sábado (25), com o presidente de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, enquanto seus compromissos nos próximos dias permanecem na agenda, incluindo uma viagem a Dubai na sexta-feira, 1º de dezembro, para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28).


Da mesma forma, na próxima terça (28), ele planeja participar da reunião dos bispos da Conferência Episcopal Espanhola no Dicastério para o Clero, no Vaticano. Para esta segunda-feira (27), ele planeja receber o presidente do Paraguai, Santiago Peña.



*EFE

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!