10/12/2023 +55 (83) 98773-3673

Cidades

Andre@zza.net

Moraes exige esclarecimentos sobre morte de preso relacionado aos atos de 8 de janeiro

Por Redação 20/11/2023 às 23:56:36

Foto: Fellipe Sampaio / STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) II forneça "informações detalhadas" sobre a morte de Cleriston Pereira da Cunha, ocorrida nas dependências da unidade nesta segunda-feira, 20 de novembro.

Cunha, de 46 anos, estava detido desde janeiro no CDP II, uma das unidades do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Moraes solicitou à direção do presídio "informações detalhadas sobre o ocorrido, incluindo cópia do prontuário médico e relatório médico dos atendimentos recebidos pelo detento durante sua custódia".

O preso, relacionado aos atos ocorridos em 8 de janeiro, sofreu um mal súbito durante o banho de sol. Equipes de resgate foram acionadas, mas não conseguiram reanimá-lo.

Em setembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com um pedido de liberdade feito pela defesa, alegando a saúde debilitada de Cunha devido à covid-19. Moraes não analisou a solicitação, considerando que o encerramento da fase de instrução poderia possibilitar a soltura.

Registros da penitenciária revelam que o falecido sofria de diabetes e hipertensão, fazendo uso de medicação controlada. Ele teve seis atendimentos médicos entre janeiro e maio, sendo encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em maio. Cunha foi preso no Senado em 8 de janeiro e, em abril, a PGR o denunciou por cinco crimes.

Fonte: Hora Brasilia

Comunicar erro
Comentários