O Brasil perdeu de virada para a Colômbia por 2 a 1, em Barranquilla, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol brasileiro foi marcado por Gabriel Martinelli, aos três minutos do primeiro tempo. Luis Díaz, que viveu dias tensos, ao ter o pai sequestrado por uma guerrilha, na Colômbia, por treze dias – libertado na última semana — marcou os dois gols da virada colombiana, aos 28 e aos 37 minutos do segundo tempo.
O início do jogo foi animador para o Brasil. Com apenas um minuto e meio, Vini Jr. quase abriu o placar, mas cabeceou por cima do travessão. Aos três minutos, Gabriel Martinelli recebeu passe de Vini Jr. e bateu de carrinho para marcar o gol da seleção brasileira.
A Colômbia reagiu e passou a ter mais posse de bola. Luis Díaz foi o destaque do ataque colombiano e teve boas chances para empatar a partida.
Na segunda etapa, o Brasil voltou melhor e teve a melhor chance de ampliar o placar, com Raphinha, que chutou para fora.
A Colômbia, aos poucos, passou a pressionar o Brasil e conseguiu o empate aos 28 minutos, com Luis Díaz. O atacante do Liverpool marcou novamente aos 37 minutos, virando o jogo para a Colômbia.
Com a derrota, o Brasil despenca para a quinta colocação, com cinco pontos conquistados. A Colômbia, após tropeçar na última Data Fifa, sobe para terceiro lugar, com nove pontos.
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (21), contra a Argentina, no estádio do Maracanã, às 21h30 (de Brasília) em duelo que reúne as duas seleções mais vencedoras de Copa do Mundo no continente. A Colômbia, por sua vez, enfrenta o Paraguai, às 20h (de Brasília), no mesmo dia, em Assunção.
Ficha técnica
Colômbia x Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 — América do Sul
Quinta rodada
Data e hora: 16/11/2023, às 21h00 (de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, Barranquilla, Colômbia
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Davinson Sánchez (BRA); Renan Lodi (BRA); Pepê (BRA)
Gols: Gabriel Martinelli (BRA); Luis Díaz (2x) (COL)
COLÔMBIA: C. Vargas; Machado (Asprilla), Lucumí, Davinson Sánchez, Muñoz; Castaño, Carrascal, Mateus Uribe (Sinisterra); Luis Díaz, James Rodríguez, Rafael Borré (Jhon Córdoba). Técnico: Néstor Lorenzo
BRASIL: Alisson; Renan Lodi, Gabriel Magalhães, Marquinhos, Emerson Royal; Bruno Guimarães, André; Rodrygo (Paulinho), Vinícius Júnior (João Pedro), Raphinha, Gabriel Martinelli.
Técnico: Fernando Diniz
Alterações
Colômbia:
Brasil:
Fonte: Gazeta Brasil