Em entrevista à revista EXAME, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, anunciou nesta quinta-feira (16) que lançará uma nova linha de crédito para o consumo, com foco no público de baixa renda, em até 20 dias.
De acordo com Vieira, a ideia é que a análise do cliente para a oferta do financiamento seja feita por meio do "behavior score": metodologia que considera não só o nome limpo do cliente, mas o histórico de bom pagador de contas de água, luz, telefone e outras despesas.
"Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser", afirmou o presidente da Caixa.
Na entrevista, Vieira disse que aposta que a estratégia também ajudará a Caixa a aumentar a base de "clientes fiéis".
Atualmente, a Caixa tem 150 milhões de clientes, mas somente 20% (30 milhões) são "fidelizados".
Créditos: Gazeta Brasil