No último sábado (28), visitantes de Barcelona tiveram a oportunidade de experimentar uma atividade cultural única: visitar o Museu Arqueológico da Catalunha (MAC) totalmente nus. Segundo os organizadores, essas visitas guiadas incomuns fazem parte de um projeto que busca explorar a relação entre o corpo humano e a arte. Em grupos de até 25 pessoas, os participantes puderam explorar uma exposição fotográfica de esculturas gregas antigas e suas representações de corpos atléticos nus, conhecidas como os bronzes de Riace.
O projeto é uma colaboração entre o Clube Catalão de Naturismo e o museu, e as visitas ocorrem em horários especiais após o fechamento ao público. Os participantes chegam vestidos ao museu e, em um local específico, removem suas roupas, exceto os calçados, antes de entrar na sala de exposição. Lá, eles podem apreciar detalhadamente as fotos de guerreiros de Riace, que são esculturas gregas do século 5 a.C.
As estátuas de Riace são reconhecidas não apenas por sua beleza artística, mas também por serem raros exemplos sobreviventes de esculturas em bronze da antiguidade grega. Elas foram encontradas no fundo do mar em 1972 por um mergulhador. A visita guiada dura cerca de uma hora e é seguida por um debate sobre arelação entre a percepção da nudez e a arte.
Normalizando a Diversidade Corporal e Questionando os Padrões Estéticos
A proposta da iniciativa é promover uma reflexão sobre os padrões estéticos e a busca incessante pelo corpo "perfeito". Ao consumir imagens de corpos idealizados, muitas vezes apresentados na mídia como modelos de beleza, as pessoas podem desenvolver uma tensão em relação ao próprio corpo.
O evento em Barcelona busca ajudar a normalizar a nudez em espaços sociais e culturais e questionar a idealização da perfeição corporal. Ao participar das visitas, as pessoas são convidadas a observar os corpos reais dos outros participantes, que não seguem os padrões tradicionais de beleza.
Demanda Surpreendente e Planos Futuros
A demanda por essa experiência foi muito maior do que o esperado, gerando até listas de espera para futuras visitas guiadas sem roupa. A iniciativa tem sido amplamente coberta pela imprensa local e tem atraído a atenção de diversos públicos.
Diante do sucesso da ação, os organizadores planejam realizar mais eventos semelhantes a partir da primavera de 2024. No entanto, é importante destacar que, com a chegada do inverno na Espanha, onde as temperaturas podem ser bastante baixas, as próximas edições acontecerão em um ambiente mais apropriado para a nudez.
Fonte: PORTAL T5