28/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Manchetes

Andre@zza.net

Incertezas Fiscais derrubam confiança: JP Morgan rebaixa Brasil no Mercado

Por Blog do Elias Hacker 28/11/2024 às 07:18:53

Banco americano afirma que "falta apoio geral da administração", em meio à incerteza do anúncio do pacote de contenção de gastos
Nesta terça-feira, 26, o banco americano JP Morgan divulgou um relatório que diminuiu a recomendação de compra para ações brasileiras. O documento, preparado pelos analistas, sugere que a economia do México é beneficiada pelo cenário global, enquanto o Brasil aguarda o anúncio do pacote de redução de despesas e que há uma "falta de apoio geral da administração" do governo Lula (PT).

"Embora possa ter um esforço para manter o controle sobre as despesas, esta é hoje uma proposta muito difícil, ao considerar a falta de apoio geral a administração para um ajuste no lado dos gastos e as rigidezes apresentadas pelo próprio orçamento".

No relatório, o banco destaca ser "muito ambicioso esperar mudanças estruturais" para a estabilização da dívida.

Classificação "neutra"
O JPMorgan reduziu a classificação das ações do Brasil de "overweight" para "neutro". No relatório, o banco menciona o crescimento mais lento na China em meio à possível política de protecionismo comercial do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com os especialistas, o aumento da taxa de juros pode afetar negativamente o rendimento das empresas brasileiras em 2025, portanto, o banco indica que o México, que está em processo de redução dos juros, poderia ser uma opção de investimento.

Haddad vai falar
Na quarta-feira, 27, quando o dólar chegou a R$ 5,90, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, anunciará em um pronunciamento nacional de rádio e televisão às 20h30, o aumento da faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda para 5 mil reais.

O aumento da isenção funcionaria como um equilíbrio para o pacote de redução de gastos, o qual enfrentou a resistência de vários ministros da área social do governo Lula nas últimas semanas.

Gustavo Okuyama, gestor de renda fixa da Porto Asset, disse a O Globo o seguinte:

"O custo dessa medida é suficiente para praticamente anular a economia com o pacote, na visão do mercado."

Dólar
A barreira dos 5,80 reais já havia sido ultrapassada pelo dólar no primeiro dia de novembro, em meio às expectativas em relação ao resultado da eleição presidencial nos Estados Unidos, mas principalmente devido ao aguardado anúncio de redução de despesas do governo Lula.

A partir daí, os líderes do governo têm lutado para chegar a um consenso sobre onde efetivamente fazer cortes. A Secretaria da Fazenda avaliou o congelamento de fundos do Orçamento Geral da União em 6,1 bilhões de reais.

Desde o início do mês, Haddad tem feito promessas do anúncio que está programado para ocorrer nesta quarta. Ele até mesmo cancelou uma viagem para a Europa para se esforçar na articulação de um pacote com os outros ministros do governo.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/

Comunicar erro
Comentários