O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, anunciou nesta sexta-feira (27) que o instituto incorporará perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero em todas as pesquisas a partir de 2024.
No Censo 2022, cujos dados sobre a demografia, incluindo sexo e idade da população, foram divulgados nesta sexta-feira (27), essas perguntas não foram incluídas nos questionários. Pereira explicou que o IBGE optou por remover essas perguntas depois que um teste revelou resultados "muito abaixo do esperado", o que ameaçou a confiabilidade dos dados coletados.
No entanto, o estatístico afirmou que, a partir de janeiro do ano que vem, todas as pesquisas do IBGE que "falam [diretamente] com pessoas" vão incluir perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual. Ele ainda afirmou que essas questões já foram incluídas na PNS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde) e também estará na Pnad Contínua a partir de janeiro, assim como na contagem (levantamento populacional realizado entre a realização dos Censos) em 2025.
Fonte: Gazeta Brasil