María Corina Machado (foto), líder opositora da Venezuela, disse neste domingo, 22, que a participação dos eleitores no país para eleger o rival de Nicolás Maduro em 2024 está superando as expectativas.
"A informação que temos recolhido e visto em todo o país é extraordinária ( ). O processo está superando até as maiores expectativas que tínhamos, tanto em termos logísticos como em termos de participação dos cidadãos", afirmou.
Apesar de dez candidatos competirem, Machado é a franca favorita, com cerca de 40 pontos à frente dos outros rivais, segundo pesquisas recentes.
"O mundo tem de compreender que aqui não estamos numa democracia em que os venezuelanos saem livremente para exercer o seu voto, a soberania popular. Cada voto é em si mesmo um desafio ao sistema, um desafio e tem um valor infinito", acrescentou.
Na semana passada, o governo e a oposição assinaram acordo para retomar o processo democrático no país, permitindo que a disputa eleitoral se realize em 2024 com a presença de observadores internacionais independentes. O acordo foi o principal motivo de os Estados Unidos terem levantado parte das sanções econômicas contra a Venezuela.
Fonte: O Antagonista