A Câmara Nacional Eleitoral (CNE) informou às 18h deste domingo (22) que a participação nas eleições presidenciais argentinas atingiu 74%, horário previsto para o encerramento da votação. No entanto, a organização informou que ainda havia eleitores à espera para votar em diferentes escolas do país.
De acordo com o site argentino Infobae, a participação é superior aos 61,5% registrados às 17h nas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO), realizadas em 13 de agosto. A participação final nas PASO foi de 69%.
Os resultados oficiais serão conhecidos às 22h.
Como foi o dia de votação dos principais candidatos
Os três principais candidatos à presidência da Argentina, Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich, já votaram neste domingo e deram a conhecer suas expectativas para o dia das eleições.
Milei, candidato da La Libertad Avanza (LLA), votou ao meio-dia na sede da Universidade Tecnológica Nacional, em Buenos Aires. "Estamos em condições de criar o melhor governo da história", afirmou.
Massa e sua esposa, Malena Galmarini, chegaram por volta do meio-dia à Escola EP nº 34 de Tigre, onde foram aplaudidos por dezenas de pessoas. "A Argentina vive hoje um dia muito importante, nesses quatro ou cinco minutos está representada a definição do futuro dos próximos quatro anos", disse o ministro da Economia.
Bullrich, candidata do Juntos pela Mudança, votou depois das 13h30, em La Rural, na Cidade Autônoma de Buenos Aires. "Meu objetivo é vencer as eleições", disse a ex-ministra da Segurança Nacional.
A primeira candidata a Chefe de Estado a votar foi Myriam Bregman, da Frente de Esquerda – Unidade. Juan Schiaretti, do Hacemos por Nuestro País, votou por volta do meio-dia.
Fonte: Gazeta Brasil