O governo federal estima que aproximadamente 150 cidadãos brasileiros ainda desejam sair da região de conflito no Oriente Médio, incluindo aqueles em Israel e na Faixa de Gaza. O confronto entre as forças israelenses e o grupo terrorista Hamas tem sido mais intenso nessas áreas. Para repatriar todos os brasileiros que desejam retornar ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que será necessário realizar mais um ou dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB).
"A Embaixada em Tel Aviv tem recebido, desde o último dia 8, os formulários [de interesse na repatriação] e organizado a ordem de prioridade do embarque", explicou o chanceler.
De acordo com o ministro da Defesa, José Múcio, os pedidos de retorno ao Brasil ultrapassaram 2.000 inscrições. "Alguns desistiram. Há um saldo de 150, contando com os cerca de 30 que estão em Gaza", afirmou.
O sexto voo com repatriados deve pousar no Brasil nas primeiras horas desta quinta-feira (19). Com a chegada da aeronave, serão cerca de 1.130 brasileiros trazidos de volta na operação coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores em parceira com a FAB.
Gazeta Brasil