O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos e Israel concordaram em desenvolver um plano para permitir a entrada de ajuda internacional na Faixa de Gaza.
"A nosso pedido, os Estados Unidos e Israel concordaram em formular um plano que permitirá que a ajuda humanitária dos países doadores e das organizações multilaterais chegue aos civis em Gaza", disse Blinken após quase oito horas de conversações com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Mais de 100 caminhões cheios de ajuda humanitária estão atualmente no lado egípcio da passagem fronteiriça de Rafah, à espera de permissão para entrar em Gaza, informou a Al Arabiya. A rede diz que os caminhões estão programados para entrar às 9h de terça-feira.
No entanto, houve uma série de relatos nos últimos dias sobre a reabertura de Rafah que se revelaram falsos. Israel bombardeou a passagem várias vezes para impedir que a entrada de ajuda humanitária chegasse aos habitantes de Gaza, a fim de pressionar ainda mais os governantes do enclave, o Hamas, após o ataque de 7 de outubro.
Gazeta Brasil