Manaus enfrenta o terceiro dia consecutivo envolta em uma densa camada de fumaça decorrente de incêndios florestais. A cidade inteira ficou coberta por essa nuvem cinzenta nesta sexta-feira (13), afetando a qualidade do ar em várias regiões da capital. Conforme dados da plataforma Selva, a poluição continua em níveis péssimos, atingindo 174,2 µg/m3 (microgramas por metro cúbico) no pior patamar da escala, agravada pelos incêndios florestais.
Para amenizar o desconforto da população, a prefeitura anunciou que caminhões pipa estão sendo usados para irrigação em praças, canteiros e vias públicas. A medida, dentro das chamadas ações de resfriamento, pretende também evitar focos de incêndio em meio ao calor. Até o começo da tarde desta sexta, segundo a prefeitura, já haviam sido utilizados mais de cem mil litros d´água.
A nuvem cinza sobre a cidade desde quarta-feira levou ao adiamento da Maratona Internacional de Manaus, marcada para domingo, com mais de 7 mil inscritos, e também do Boi Manaus, que ocorreria entre os dias 21 a 23 deste mês. Os eventos fazem parte das comemorações pelos 354 anos da capital amazonense, no dia 24, quando haverá no novo Parque Municipal Amazonino Mendes shows de Tierry e Joelma.
Fonte: GAZETA BRASIL