Consumidores lesados
pela 123Milhas têm até a próxima terça-feira (26) para solicitar a inclusão na
lista de quem tem valores a receber ou corrigir o valor a ser devolvido. Para
isso, devem acessar o site da Administradora Judicial e verificar se seus dados
foram devidamente incluídos na Lista de Credores e se os valores dos créditos
estão corretos.
O edital publicado pela Justiça de Minas Gerais, responsável pelo
processo, informa que todos os pedidos de ressarcimento devem,
obrigatoriamente, ser feitos no site indicado pela Justiça.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) explica que, a partir da
consulta, podem surgir três casos diferentes, com procedimentos exclusivos para
cada um. A explicação sobre como proceder em cada caso, pode ser vista na cartilha
elaborada pela DPMG.
A cartilha também mostra o caminho para os consumidores, que ainda não
foram inseridos na lista, realizem pedidos para que seus nomes e seus
respectivos valores sejam incluídos na recuperação judicial e no plano de
pagamento. Todos esses procedimentos podem ser realizados pelos próprios
consumidores pela internet.
A orientação da DPMG é a de que o consumidor não deixe a habilitação de
créditos ou a apresentação de divergências quanto aos seus dados pessoais e
valores a receber, ou mesmo a leitura da cartilha, para a última hora, já que
existem prazos previstos em lei para que os documentos ser reunidos e
apresentados.
PROCON-SP
A assessora técnica do Procon-SP, Patrícia Dias, disse que a expectativa
do órgão é a de que todos os prejudicados que fizerem a habilitação como
credores no processo de recuperação judicial da empresa sejam ressarcidos.
– É fato que a empresa tem patrimônio que a própria Justiça já separou.
Este momento da recuperação é a identificação de todos os credores para depois
fazer o balanço para saber qual o patrimônio e o montante da dívida – explicou.
Ela alerta os consumidores que, mesmo que tenham procurado os órgãos de
defesa do consumidor municipais ou estaduais, é fundamental também registrar
seus dados e enviar a documentação pertinente no site mencionado, para que
conste expressamente na Recuperação Judicial, e seja considerado credor da
123Milhas.
CRISE
A crise na companhia começou em 18 de agosto de 2023, quando a 123milhas
suspendeu a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, mais barata por não
ter datas definidas de ida e volta, e propôs ressarcir seus clientes por meio
de vouchers (comprovantes de pagamento antecipado de serviços).
A empresa foi fundada em 2016, em Belo Horizonte (MG), pelos irmãos Ramiro
e Augusto Madureira. Cinco anos depois, em 2021, já era o maior anunciante do
país, com investimento de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário.
No dia 29 de agosto do ano passado, a 123milhas protocolou no Tribunal de
Justiça de Minas Gerais (TJMG) um pedido de recuperação judicial. No documento,
a empresa dizia que o objetivo da medida era assegurar o cumprimento dos
compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores.
No dia 31, o pedido de recuperação judicial foi aceito pela 1ª Vara
Empresarial de Belo Horizonte. Com dívidas de R$ 2,3 bilhões, a plataforma de
turismo solicitou a suspensão, por 180 dias, das ações de credores e
consumidores que foram à Justiça após a interrupção de serviços.
Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa, da 1ª Vara Empresarial
de Belo Horizonte determinou a suspensão da recuperação judicial da empresa
123Milhas. Segundo a juíza, a recuperação judicial da empresa ficaria suspensa
até a nomeação de novos administradores judiciais. Além disso, a 123milhas
também teria que detalhar as reais condições da Lance Hotéis e da MaxMilhas,
que também foram incluídas na recuperação judicial em outubro do ano passado.
A recuperação judicial da 123Milhas já havia sido suspensa em setembro,
processo que foi retomado mais uma vez em dezembro. Na época, a Secretaria
Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, questionou a
agência de viagens on-line sobre os motivos que a levaram a cancelar pacotes e
passagens.
Fonte: *Agência Brasil