A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão investigando relatos de problemas de saúde mental em pessoas que usam novos medicamentos para perda de peso, como Ozempic e Wegovy.
Esses medicamentos funcionam imitando um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que retarda a digestão e reduz o apetite. Eles já são aprovados para o tratamento de diabetes tipo 2, mas também estão sendo usados para tratar a obesidade.
Os problemas de saúde mental relatados incluem depressão, ansiedade, tristeza permanente e alterações de humor. Em alguns casos, os pacientes chegaram a ter pensamentos suicidas.
Até agora, não está claro se os problemas de saúde mental são causados pelos medicamentos ou por outros fatores, como as condições subjacentes dos pacientes. A EMA e a ANVISA estão investigando o assunto para determinar se há uma relação causal.
Enquanto as investigações continuam, os médicos estão recomendando que os pacientes que usam esses medicamentos estejam atentos a qualquer sinal de problemas de saúde mental. Se você estiver tomando esses medicamentos e sentir algum desses sintomas, procure ajuda médica.
Gazeta Brasil