As pessoas que trabalham em empregos mais exigentes fisicamente podem ter maior probabilidade de desenvolver demĂȘncia, de acordo com um estudo detalhado na revista científica The Lancet.
O estudo foi elaborado por uma equipe internacional em colaboração com o Centro Nacional NorueguĂȘs de Envelhecimento e Saúde e o Centro de Envelhecimento Butler Columbia.
Os pesquisadores deduziram que trabalhar consistentemente em uma ocupação que exige mais do físico estava associado a um risco aumentado de comprometimento cognitivo.
Quais as profissões mais arriscadas para a saúde cognitiva?
Trabalhos exigentes foram definidos como aqueles que "exigem um uso considerĂĄvel dos braços e pernas e movimentação de todo o corpo, como escalar, levantar, equilibrar, andar, inclinar-se e manusear materiais". Essas profissões incluem vendedores – varejo e outros – auxiliares de enfermagem, agricultores e produtores de gado.
Os pesquisadores chegaram a esta conclusão examinando dados de 7 mil idosos da Noruega com 70 anos ou mais e que trabalharam entre os 33 e 65 anos.
Do total, 902 foram diagnosticados com demĂȘncia mais tarde na vida, enquanto 2.407 sofriam de comprometimento cognitivo leve (que os autores observaram não necessariamente leva à demĂȘncia).
Os investigadores revelaram que as pessoas em ramos de trabalho fisicamente exigentes tinham cerca de 15,5% mais probabilidade de desenvolver demĂȘncia, em comparação com apenas 9% de profissões menos exigentes.
Os pesquisadores deduziram que havia vĂĄrios motivos para suas descobertas, nomeadamente a destruição que esses shows causam no corpo e na mente.
Créditos: Catraca Livre