A Central Estadual de Transplantes, uma unidade vinculada à rede de saúde do Governo da Paraíba, celebrou nesta sexta-feira um ato de solidariedade que irá transformar a vida de cinco pessoas com a segunda doação de órgãos em menos de 24 horas. A ação generosa ocorreu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina Grande.
A doadora, uma paciente de 50 anos, havia sido internada no hospital no dia 11 de setembro devido a um hematoma cerebral. O gesto de doação foi possível após a confirmação da morte encefálica e a autorização da família.
Para honrar o ato de generosidade da família doadora, os funcionários do hospital organizaram um corredor humano que acompanhou a saída da doadora da UTI até o bloco cirúrgico. Este momento, conhecido como o "cortejo da vida", foi marcado por aplausos emocionados.
Os órgãos doados incluem o fígado, que será transplantado para um receptor paraibano, rins, aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco, e córneas, que foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Paraíba. As córneas passarão por avaliação rigorosa antes do transplante, seguindo os procedimentos padrão.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da conscientização das famílias para o aumento das doações na Paraíba. Ela ressaltou que as duas doações em menos de 24 horas refletem o aumento da sensibilidade das pessoas em relação à causa da doação de órgãos e como esse gesto de solidariedade pode salvar vidas e transformá-las.
No decorrer deste ano, a Paraíba já realizou 177 transplantes, incluindo 125 transplantes de córneas, 23 de rim, 19 de fígado, quatro de medula óssea e seis de coração. No entanto, ainda 496 paraibanos estão na lista de espera por um transplante, com 309 aguardando córneas, cinco por um coração, 17 por um fígado e 165 por um rim.
Portal T5