O ex-presidente Donald Trump obteve o apoio de outro grande nome em sua tentativa de reconquistar a Casa Branca do presidente Biden no próximo ano.
A governadora republicana de Dakota do Sul, Kristi Noem, jogou o peso de seu crescente reconhecimento nacional em Trump, dizendo que ele tem seu "apoio total e completo para o presidente dos Estados Unidos da América".
"Farei tudo o que puder para ajudá-lo a vencer e salvar este país", disse Noem na noite de sexta-feira ao apresentar Trump em um evento político em Rapid City, Dakota do Sul. "Senhoras e senhores, o 45º e o 47º Presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump."
A união de forças dos dois políticos está a gerar especulações de que Trump – o atual favorito à nomeação presidencial do Partido Republicano – está a olhar para Noem como um potencial companheiro de chapa, especialmente porque o endosso parece encerrar definitivamente as suas próprias ambições presidenciais em 2024.
Noem disse na quinta-feira, durante uma aparição no programa "Fox & Friends", que ela e Trump "não discutiram nada" quando questionados sobre ser sua potencial escolha para vice-presidente .
Questionado em entrevista à Fox News Digital na quinta-feira se a parceria com Trump deveria ser vista como um possível teste ou audição para um companheiro de chapa, Noem respondeu: "Acho que não".
Mas ela não está descartando nada.
"Sim. Eu teria que considerar isso", disse a governadora quando questionada sobre o que ela faria se lhe oferecessem o cargo. "Acho que todos teriam que considerar isso se essa pergunta fosse feita. É um momento tão importante em nossa história, onde vemos as liberdades constitucionais serem minadas por líderes em todo o país quase todos os dias."
Depois de subir ao palco, Trump elogiou Noem, chamando-a de "uma das governadoras mais bem-sucedidas de todo o país".
E ele enfatizou: "Kristi, estou realmente honrado em receber seu endosso".
No ano passado, Noem ponderou sua própria candidatura à Casa Branca em 2024. Mas ela tem deixado muito claro nos últimos meses que Trump é imbatível na nomeação do Partido Republicano , sublinhando que "é ele quem pode vencer".
"Estou bastante confiante de que o presidente Trump será o candidato republicano à presidência", disse ela à Fox News Digital. "Ele obviamente tem um histórico de candidatura e as pessoas sabem o que estão conseguindo com ele. Acho que esses outros candidatos que estão concorrendo podem ser boas pessoas, mas seu histórico não é tão impressionante."
Noem se junta a vários outros governadores republicanos que já deram seu apoio a Trump meses antes de qualquer voto ser dado nas primárias e caucuses, incluindo o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, o governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, e o governador do Alasca, Mike Dunleavy.
Ela também é o mais recente endosso de alto nível que Trump obteve desde sua quarta e mais recente acusação por acusações criminais. Ele se rendeu à prisão do condado de Fulton, em Atlanta, no mês passado, sob acusações relacionadas ao seu suposto esforço para anular os resultados das eleições de 2020 no estado.
Mike Emanuel da Fox News contribuiu para este relatório.