24/11/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Conde reforça monitoramento após confirmação de caso de malária

Testagem rĂĄpida e borrifação no municĂ­pio foram anunciadas pela Secretaria de SaĂșde

Por Redação 06/09/2023 às 07:48:10

Caso de malária foi confirmada no município nesta terça (5) (Foto: Reprodução/Fiocruz)

Após a confirmação de um caso de malĂĄria em um venezuelano na cidade de Conde, na ParaĂ­ba, nessa terça-feira (5), a Secretaria de SaĂșde do municĂ­pio anunciou medidas de prevenção e monitoramento contra a doença. Uma delas é a testagem rĂĄpida nesta quarta (6) em imigrantes que moram no mesmo abrigo que o paciente diagnosticado com a doença.

De acordo com a secretĂĄria de saĂșde de Conde, Emanuelle MacĂȘdo, todos os moradores do abrigo devem ser testados. Além disso, serĂĄ realizada uma borrifação de prevenção no municĂ­pio contra os vetores de malĂĄria.

Ainda segundo a secretĂĄria, os moradores do Conde devem estar em alerta, mas não em pânico. "Pedimos à população que se acalme. Não precisa de desespero", disse Emanuelle em entrevista à TV Correio. Isso porque a suspeita é de que a notificação de malĂĄria nessa terça (5) seja de um caso importado, jĂĄ que o paciente veio do estado de Roraima hĂĄ 25 dias.

A Secretaria de SaĂșde de Conde ainda alertou que em casos de sintomas como febre alta, tremores, calafrios e sudorese, a população deve procurar os serviços de saĂșde do municĂ­pio.

Doença não contagiosa

Vale lembrar que a malĂĄria é uma doença infecciosa febril aguda e não contagiosa. Uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa. A doença é causada por protozoĂĄrios transmitidos pela fĂȘmea do mosquito Anopheles, mais conhecido como mosquito prego.

Fonte: Portal T5

Comunicar erro
ComentĂĄrios