O colombiano Luis Alfredo Garavito, um serial killer condenado por ter matado 193 crianças e adolescentes, revelou que poderĂĄ ser libertado da prisão em breve devido ao seu bom comportamento. Ele admitiu ter assassinado cerca de 190 crianças, com idades entre 8 e 16 anos. A Colômbia, país onde Garavito estĂĄ cumprindo sua pena, possui uma legislação que limita as sentenças de prisão a 40 anos e permite a liberdade condicional caso metade da pena tenha sido cumprida. Pelas autoridades locais, é considerada uma possibilidade real de que ele seja solto nos próximos meses.
Garavito foi preso em 1999, inicialmente por tentativa de estupro, e posteriormente confessou a autoria de 114 assassinatos enquanto estava sob custódia. Em ocasiões posteriores, ele admitiu ter cometido ainda mais homicídios, totalizando 193 vítimas conhecidas atualmente.
Durante o seu julgamento, Garavito teria implorado por perdão e confessado os crimes. Ele alegou ter sido vítima de abuso sexual por parte de seus vizinhos quando jovem e ter sofrido agressões físicas de seu pai. O serial killer chegou a apresentar ao juiz um caderno no qual anotava sua contagem de assassinatos, com 140 linhas desenhadas, cada uma representando uma vítima.
É importante ressaltar que as informações mencionadas foram divulgadas pelo tabloide britânico The Daily Star e não contam com opiniões ou juízos de valor. A situação do caso de Garavito, assim como as leis de progressão de pena da Colômbia, são fatos que estão sendo relatados de acordo com as fontes disponíveis.
Fonte: Gazeta Brasil