Apesar de atingir, geralmente, mulheres, também hĂĄ registros de câncer de mama diagnosticados em homens (1 a cada 100 mulheres é afetado pela doença. Patologia cancerígena mais incidente em todo mundo (2,3 milhões aproximadamente), o tumor na mama desperta uma série de mitos sobre a doença.
Por isso a prevenção e outras informações sobre a doença, de forma correta, é necessĂĄria para melhor compreensão sobre o câncer de mama.
Confira a seguir cinco mitos sobre a doença:
O nódulo ou caroço não são os únicos sintomas físicos que indicam um câncer. HĂĄ outras formas diferentes do câncer de mama se manifestar como, por exemplo, a microcalcificação. Quando esta tem, no mínimo, 1 milímetro, jĂĄ é possível diagnosticĂĄ-lo por meio da mamografia. JĂĄ no exame clínico, a calcificação precisa ter de 1,5 a 2 centímetros. Em casos menos comuns, pode ocorrer espontaneamente uma secreção sanguinolenta pelo mamilo ou descamação da auréola e do mamilo.
A maioria dos nódulos que aparecem são benignos, ou seja, nem sempre o caroço significa que vocĂȘ tem a doença. Existem falsos cistos ou nódulos que nem mesmo são sólidos, por isso a chance de sua malignidade é nula. Ainda assim, é importante consultar o médico sempre que um caroço for identificado – este pode crescer e se tornar maligno com o tempo.
Não hĂĄ nenhum estudo que comprove que o uso destes produtos – seja em roll on, spray ou aerosol – cause o desenvolvimento da doença.
"A metĂĄstase pode acontecer quando o câncer apresenta células capazes de se deslocar e implantar em outras partes do corpo, o que independe da realização ou não de uma biópsia", afirma a mastologista Maria do Socorro.
Com ou sem aro, com ou sem bojo, com alças largas ou finas, não importa. "O sutiã não favorece o desenvolvimento do câncer de mama", afirma o mastologista Eduardo. Nenhum estudo foi capaz de provar ação de causa e efeito.
Fonte: Com informações do site Minha Vida.