Durante o nono dia da Operação Escudo na Baixada Santista, a Polícia Militar realizou mais 13 prisões neste sábado (5). Sete dessas pessoas eram procuradas pela Justiça e estavam foragidas. Com essas novas detenções, o total de presos chegou a 134 desde o início da operação. Além disso, outras 26 pessoas foram presas por policiais civis no mesmo período, totalizando 160 suspeitos detidos.
Até o momento, a operação também deixou ao menos 16 mortos.
Nesse dia, a PM também apreendeu mais 1,8 kg de entorpecentes, elevando o total de drogas apreendidas pelas polícias Civil e Militar para 479,8 quilos. Além disso, foram apreendidas 22 armas de fogo, incluindo fuzis e pistolas.
A Polícia Militar realizou vistoria em 565 veículos no sábado, sendo 324 automóveis, dos quais 24 foram removidos, e 241 motocicletas, das quais 11 foram recolhidas.
A Operação Escudo teve início em 28 de julho, após o soldado Patrick Bastos Reis ser morto por criminosos durante um patrulhamento em uma comunidade no Guarujá. Os três envolvidos na morte do policial foram indiciados pela Polícia Civil do Guarujá pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e associação ao tráfico de drogas. Na mesma ocorrência, outro policial também ficou ferido.
A operação tem como objetivo combater o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que tem grande atuação na Baixada Santista.
Gazeta Brasil