Após o fatídico mergulho do veículo submersível Titan termina com a perda de seus ocupantes durante a exploração das profundezas do oceano, diversas discussões e debates passaram a ocorre não apenas sobre o turismo submarino, mas também o espacial.
Existem semelhanças entre a submersível Titan e o turismo espacial, algumas das quais oferecem lições importantes à medida que o acesso aos voos comerciais suborbitais e orbitais continua a se expandir.
George Nield levou os limites ao extremo da atmosfera da Terra. Ele voou a bordo do foguete suborbital New Shepard da Blue Origin em 31 de março de 2022. Nield é presidente de Tecnologias Espaciais Comerciais e já atuou como administrador associado do Escritório de Transporte Espacial Comercial da Administração Federal de Aviação (FAA).
Enquanto reflito sobre a trágica perda de vidas que ocorreu como resultado da implosão da submersível ao tentar visitar os destroços do Titanic, vejo tanto semelhanças quanto diferenças entre viajar até o fundo do oceano e viajar em um foguete até a borda do espaço.
George Nield ao Space.com
Essas semelhanças incluem:
Nield sugeriu que a diferença mais significativa entre as duas excursões é que, para as submersíveis, há um conjunto abrangente de padrões da indústria. "No entanto, a certificação não é obrigatória", acrescentou ele.
Para voos comerciais espaciais tripulados, Nield afirmou que há uma necessidade de uma estrutura regulatória atualizada para esse tipo de atividade.
Os lançamentos são conduzidos sob um "regime de consentimento informado", onde as empresas devem informar detalhadamente seus clientes sobre todos os riscos previstos e fazer com que eles assinem um documento declarando que entendem e aceitam esses riscos.
Enquanto isso, Nield observou que a FAA está atualmente sob um período de moratória, ou "período de aprendizado", que está programado para expirar em outubro de 2023 (a menos que seja prorrogado pelo Congresso). Essa moratória proíbe a emissão de regulamentações destinadas a proteger a segurança da tripulação ou dos participantes dos voos espaciais.
Já houve algum trabalho inicial para desenvolver padrões voluntários de consenso da indústria, disse Nield, como o esforço liderado pela Sociedade Americana para Testes e Materiais (ASTM) Internacional, uma das maiores organizações internacionais de desenvolvimento de padrões do mundo.
A maioria dos padrões publicados até o momento, continuou Nield, diz respeito a tópicos como terminologia ou armazenamento de propelentes, em vez de focarem na segurança dos voos espaciais tripulados.
Como resultado, este pode ser um momento apropriado para nós, na comunidade aeroespacial, questionarmos se estamos totalmente preparados para o que pode acontecer após o próximo acidente com um voo espacial tripulado. Sabemos que teremos acidentes em voos espaciais no futuro, assim como acontece em todos os meios de transporte, incluindo carros, trens, aviões e barcos.
George Nield
Nield teme que, após um acidente de voo espacial tripulado de alto perfil, possamos ver uma grande indignação do público, da mídia, do congresso e governo federal americanos, com pessoas perguntando: "Como o governo permitiu que isso acontecesse?" Isso seria seguido pela FAA sendo instruída a emitir imediatamente regulamentações que evitem que tal ocorrência aconteça novamente.
"Infelizmente, minha experiência tem mostrado que regulamentações apressadas são regulamentações ruins", afirmou Nield.
O que é necessário é uma estrutura regulatória atualizada para voos espaciais tripulados comerciais. Nield observou que essa estrutura pode nem mesmo exigir a adição de novas regulamentações. Será importante manter o regime atual de "consentimento informado", mas a nova estrutura poderia potencialmente incluir, por referência, um conjunto abrangente de padrões de consenso da indústria aprovados pela FAA.
As empresas poderiam então demonstrar conformidade com esses padrões, disse ele, ou fornecer os dados e fundamentos apropriados mostrando como uma abordagem alternativa teria um nível equivalente de segurança.
Se a moratória expirar, a indústria pode decidir que é melhor para o setor privado ter um sistema com uma supervisão governamental leve e padrões da indústria sensatos, em vez de um em que o governo tente estabelecer requisitos de projeto prescritivos por conta própria. Isso poderia se tornar exatamente o incentivo necessário para permitir que o turismo espacial comercial prospere, ao mesmo tempo em que melhora continuamente sua segurança.
George Nield
O acidente da Titan já está sendo citado como justificativa para examinar de perto as regulamentações para o turismo espacial. Mesmo antes do acidente, a FAA anunciou que seu Escritório de Transporte Espacial Comercial planeja publicar orientações atualizadas para viagens espaciais tripuladas. A FAA e os fornecedores comerciais têm trabalhado em estreita colaboração para definir como as novas diretrizes podem ser.
Alan Ladwig
Será que haverá uma hostilidade semelhante em relação aos passageiros, ou a aversão é reservada para os super-ricos? Também pode depender de quem estiver entre os passageiros. Se uma celebridade se acidentar em um voo, isso terá um impacto maior do que se um punhado de pesquisadores perecerem?
Alan Ladwig
Fonte: Com informações de Space.com.