Contribuem também para o olho seco outros elementos, como fumaça, ar-condicionado, alguns medicamentos, entre os quais antialérgicos e antidepressivos, além da isotretinoĂna para tratamento da pele. "É multifatorial". Gomes lembrou também dos casos mais graves do olho seco, que englobam algumas doenças como a artrite reumatoide, sĂndrome de sjogren. Esses tipos mais graves de olho seco podem levar, inclusive, à perda visual.
José Alvaro Gomes disse que o olho seco é uma doença silenciosa. "Ela não faz muito barulho mas pode começar a incomodar de tal forma que a pessoa fica sintomĂĄtica e, muitas vezes, tem até que parar de trabalhar. Principalmente, quem lida o tempo inteiro na frente do computador. Porque, quando vocĂȘ olha na tela de um computador ou por qualquer outro dispositivo de tela, vocĂȘ diminui muito o nĂșmero de piscadas que renovam a lĂĄgrima. A pessoa deixa a lĂĄgrima evaporar de forma mais rĂĄpida. Então, os sintomas pioram demais".
A córnea é uma estrutura extremamente enervada e talvez seja a estrutura do corpo humano que tenha mais densidade de enervação. "AĂ, quando começa a dar sintomas, eles vão se agravando, inclusive com intolerância e dor, o que leva a pessoa a não poder exercer a profissão. HĂĄ pacientes mesmo que não conseguem sair de uma sala escura, usam óculos escuros o tempo todo. Quando entram nessa fase, o tratamento é um pouco mais difĂcil".
Uma ótima recomendação, segundo o presidente da APOS, é a pessoa piscar vĂĄrias vezes quando estiver trabalhando em um computador. Outra dica é a altura da tela. O ideal é que fique abaixo da linha do olhar, "porque aĂ vocĂȘ deixa um pouco mais fechado e diminui a evaporação da lĂĄgrima". Se o ambiente tem um ar-condicionado muito forte, a sugestão é colocar um umidificador de ar; fazer pausas a cada 20 minutos ou meia hora, quando se deve lembrar de pingar um lubrificante. Depois, voltar para a rotina. "Não ficar direto na frente do computador. São recomendações muito importantes".
Fonte: AgĂȘncia Brasil