O texto da reforma tributária aprovado na madrugada desta 6ª feira (7.jul) na Câmara dos Deputados prevê uma alíquota zero para itens da Cesta Básica Nacional de Alimentos. Esse ponto pode melhorar o poder aquisitivo das famílias mais pobres, segundo avaliação do economista Gesner Oliveira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entrevistado no programa Poder Expresso, do SBT News.
O docente aponta uma perspectiva de melhora na vida geral da população com a aprovação do projeto. Entre outras coisas, ele destaca que "essa reforma, ao eliminar algumas distorções do atual sistema tributário, permite um crescimento maior da economia no médio prazo". "Isso significa mais renda, mais empregos, mais oportunidades", afirma.
Oliveira, que também coordena o Centro de Estudo de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, ainda elenca um aspecto pró-sustentabilidade do texto: "O IPVA é um imposto que será maior para itens que são menos sustentáveis, aqueles veículos que emitem mais gases poluentes. Consequentemente, a ideia é induzir a produção e o consumo de veículos que sejam menos emissores de gases poluentes".
Fonte: SBT NEWS