26/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Economia

Andre@zza.net

Resumo da semana: Igualdade salarial, tumulto na França e Reforma Tributária

Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo

Por Redação 08/07/2023 às 18:49:05

A semana começou com boas notícias para o mercado econômico com a promulgação da lei que assegura a igualdade salarial entre homens e mulheres. No Congresso Nacional, o governo federal conquistou mais uma vitória com a aprovação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. Já no mundo, a França enfrentou uma nova onda de revolta depois que um adolescente de 17 anos foi morto por um policial durante uma blitz.

Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:

Lula sanciona lei que assegura igualdade salarial entre mulheres e homens

Lei foi assinada por Lula no dia 3 de julho | Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na 2ª feira (3.jul), a lei que assegura a igualdade salarial entre mulheres e homens. O documento foi assinado durante evento na Base Aérea de Brasília (DF). Ao lado do petista estava a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que comemorou a promulgação da medida.

A lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para definir que a igualdade salarial seja obrigatória. Para isso, o texto estabelece mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, determina o aumento da fiscalização e prevê a aplicação de sanções administrativas quando a regra for descumprida.

Brasil assume presidência do Mercosul

Grupo de países é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai | Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu, na 3ª feira (4.jul), a liderança rotativa do Mercosul -- grupo de países formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A cerimônia foi realizada durante a 62ª reunião dos chefes de Estado do bloco, sediada na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina -- ex presidente do grupo.

Além das práticas de comércio entre os países do bloco, um dos principais objetivos do petista é concluir o acordo comercial com a União Europeia até o fim deste ano, data em que termina o prazo da liderança rotativa. Isso porque o documento foi assinado em 2019, mas continua aguardando a ratificação de todos os países signatários.

Protestos contra violência policial deixam mais de 3 mil presos na França

Atos começaram no dia 27 de junho | Reprodução/Twitter

A onda de revolta na França devido à violência policial contra minorias continuou durante a semana. Na 4ª feira (5.jul), o ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que os protestos, iniciados no dia 27 de junho, resultaram na destruição de 2,5 mil edifícios e 12 mil carros -- todos incendiados --, bem como na prisão de 3,5 mil pessoas.

Até o momento, calcula-se que os protestos causaram um prejuízo de mais de R$ 5 bilhões aos cofres públicos. Os manifestantes contestam a violência policial contra minorias depois que um jovem de 17 anos foi morto durante uma blitz na comuna de Nanterre, no subúrbio de Paris. O policial responsável pelo disparo está preso e responderá por homicídio.

Governo alcança marco histórico e aprova Reforma Tributária na Câmara

Proposta passou por votação na Câmara para seguir ao Senado | Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de 5ª feira (6.jul), a proposta de Reforma Tributária, dando vitória ao governo federal. O texto, que passou por mudanças, foi validado por deputados em dois turnos e agora avança para o Senado. Na segunda etapa, foram registrados 375 votos favoráveis, 113 contrários e 3 abstenções.

O conteúdo final da proposta de reforma tributária foi costurado nos últimos dias, conforme os pedidos de governadores, prefeitos e parlamentares. No geral, a PEC (proposta de emenda à Constituição) vem com a promessa de simplificar tributos no país, adotando a modalidade de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de maneira dual.

Zé Celso, diretor que mudou a arte brasileira com o Teatro Oficina, morre aos 86 anos

Legenda aqui | Reprodução/Flickr/Produção Cultural no Brasil

O teatro brasileiro ficou de luto na 5ª feira (6.jul). Pela manhã, foi confirmada a morte do dramaturgo José Celso Martínez, conhecido como Zé Celso, aos 86 anos. Ele ficou internado por três dias na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, após sofrer queimaduras em 53% do corpo devido a um incêndio em seu apartamento.

Zé Celso nasceu em 30 de março de 1967, em Araraquara, no interior de São Paulo. O dramaturgo é reconhecido nacionalmente pelo trabalho no campo das artes cênicas. Em 1958, por exemplo, ele fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona, sendo uma das companhias mais longevas do Brasil, tendo também uma grande atuação política.

Fonte: SBT NEWS

Comunicar erro
Comentários