Falta apenas um mês para o fim do prazo com relação ao saque das cotas no Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O limite é o dia 5 de agosto, quando os recursos serão transferido do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o Tesouro Nacional. Após isso, quem tiver direito pode sacar os valores dentro de cinco anos mediante solicitação de retirada à União.
Podem sacar o benefício os trabalhadores com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada na iniciativa privada ou como servidor público que trabalharam no período de 1971 a 1988. Têm acesso quem não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP. Podem retirar os titulares das contas e, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais.
Não é necessário comparecer às agências de forma presencial. Recentemente, a Caixa Econômica Federal (CEF0 informou que 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP disponível para saque.
Para consultar se há valores disponíveis para saque, o trabalhador deve baixar o aplicativo FGTS, que revela já na tela principal a opção de consulta ao saldo disponível para saque dos aos recursos. No caso de quem já faleceu, o beneficiário herdeiro pode acessar seu próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção "Meus Saques", depois "Outras Situações de Saque" e, em seguida, escolher a opção "PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador". É preciso juntar os documentos solicitados e confirmar a solicitação.
Fonte: Portal T5