O partido Republicanos decidiu oficialmente apoiar a reforma tributária, desde que o relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aceite as alterações propostas por governadores, incluindo Tarcísio de Freitas, de São Paulo. O presidente do partido, deputado Marcos Pereira, anunciou que essa condição foi garantida em reunião realizada no gabinete do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A legenda tem uma bancada de 41 deputados,
"Fechamos questão. Em sendo esses pontos atendidos pelo relator, nós iremos apoiar incondicionalmente, e fechamos questão para essa matéria importantíssima, já que o governador de São Paulo liderou esse processo e teve conversas importantes hoje com o ministro da Fazenda e relator. O relator me disse agora há pouco que atenderia as sugestões. Quando verificarmos o texto, em sendo isso que foi acordado, vamos fechar questão. Se não for atendido, vamos rever nosso posição", disse – disse o presidente do Republicanos e deputado federal, Marcos Pereira.
Mais cedo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), demonstrou concordância com "95% do texto da reforma tributária em discussão na Câmara. Ele fez essa afirmação ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante uma reunião sobre o assunto. Tarcísio destacou que o Governo de São Paulo apoia o projeto e que fez apenas algumas sugestões em pontos específicos. Ele enfatizou seu compromisso em ser um parceiro no processo de aprovação da reforma.
"A espinha dorsal da proposta: tributação de base ampla, o IVA dual, o princípio do destino, a transição federativa tem a concordância. Sempre teve a concordância de São Paulo. O que a gente sempre ponderou foram questões pontuais. A gente concorda com 95% da reforma", disse Tarcísio.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende iniciar as discussões sobre a matéria ainda nesta quarta. O objetivo é votar o texto na noite de quinta (6).
Fonte: Gazeta Brasil