A maioria das fontes de estresse é fácil de identificar, mas são os gatilhos inesperados que podem prejudicá-lo mais.
No trabalho, chefes, colegas de trabalho ou clientes tóxicos podem levar o seu cérebro ao estado de estresse, prejudicando a sua produtividade e minando a sua confiança, diz Juliette Han, neurocientista formada em Harvard.
"O comportamento tóxico não se limita a pessoas que são intencionalmente maldosas ou que atacam você", acrescenta. "Pessoas que se envolvem em dramas ou que têm uma atitude negativa em relação ao trabalho também podem ser tão prejudiciais."
Han, que também é professora da Columbia Business School e consultora acadêmica da Harvard Medical School, diz que a chave para lidar com essas pessoas tóxicas é aprender a identificá-las desde o início.
Aqui estão os três tipos diferentes de colegas de trabalho tóxicos que você deve "evitar a todo custo", e como lidar com eles, de acordo com Han:
Todos temos nossas inseguranças – mas trabalhar com alguém que está constantemente autocrítico e paranoico em relação ao seu desempenho pode ser exaustivo e distraído.
Os sinais: "Se você está rodeado por pessoas que constantemente falam sobre suas falhas e ansiedade de desempenho, essas conversas vão apenas te deixar paranoico sobre seu próprio desempenho", ela diz. Quanto mais tempo você passa com alguém que está constantemente preocupado em ficar abaixo da média ou ser demitido, Han adverte, mais em risco você está de absorver seu comportamento tóxico.
Como lidar com isso: É importante lembrar que a mentalidade de vítima de seu colega de trabalho não tem nada a ver com você, diz Han. Encontre um tempo para relaxar após passar um tempo com eles, seja dando uma curta caminhada ou conversando com colegas encorajadores e otimistas que contrariem o difícil.
O agitador de panela
Você pode estar sendo arrastado para o drama do escritório sem nem perceber.
Os sinais: Os agitadores de panela tentarão instigar o drama silenciosamente, incentivando você a falar negativamente sobre seu chefe ou outros colegas, agindo como se viesse de um lugar de "preocupação e cuidado genuínos", diz Han. "Por exemplo, depois de uma reunião, eles podem se aproximar de você e dizer: "Ei, você não se ofendeu com o comentário daquela pessoa?'" explica Han. "Eles querem causar problemas entre você e outra pessoa, mas agem como se estivessem do seu lado."
Como lidar com isso: Resista à vontade de alimentar sua negatividade, mudando de assunto ou evitando a fofoca com uma observação positiva, diz Han. "Você pode dizer: "Agradeço sua preocupação, mas prefiro focar no positivo'", ela sugere. Ou, um simples "Isso não é algo com que estou preocupado, mas obrigado por se preocupar comigo" deve ser suficiente.
O pessimista
Os pessimistas no trabalho não são apenas pessoas que discordam de tudo o que você diz ou comentam sobre todos os planos. Eles podem enquadrar suas dúvidas como uma tentativa de protegê-lo de uma situação ruim quando, na verdade, é uma boa oportunidade.
Os sinais: "Essa pessoa só irá apoiá-lo até um limite restrito", diz Han. "Eles precisam que você fique na coleira curta e podem desencorajá-lo de conhecer novas pessoas na empresa ou procurar novos projetos se não beneficiá-los diretamente." Se alguém constantemente o dissuade de assumir responsabilidades maiores ou aprender sobre novos cargos na empresa, especialmente sem explicar suas preocupações, eles podem ser pessimistas.
Como lidar: Nunca tome conselhos sobre uma decisão importante de carreira de uma única pessoa – sempre busque múltiplas perspectivas. Além disso, considere usar a negatividade deles como motivação. Como Han destaca: "O desejo de provar que alguém está errado pode realmente acender uma chama em você."
Gazeta Brasil